domingo, 15 de novembro de 2015

Região Metropolitana de Sorocaba

Porto Feliz é uma das cidades integrantes da  Região Metropolitana de Sorocaba, formada por 26 municípios, sendo eles: Alambari, Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Itu, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraí, Tatuí, Tietê, Votorantim.

Com uma área de 9.821,22 km², a Região Metropolitana de Sorocaba corresponde a 19,04% do território da Macrometrópole Paulista, 3,96% do estado e a 0,12% da superfície nacional. Seus habitantes representam 4,18% da população estadual e 0,91% da nacional. Em 2010, eram 1.726.785 moradores em seus 26 municípios com uma densidade média de 175,82 habitantes por quilômetro quadrado. No período 2000/2010 cresceu, anualmente, a uma taxa de 1,57%, terceiro maior valor registrado dentre as unidades da Macrometrópole e acima da média estadual (1,10%).

A região apresenta um Produto Interno Bruto (PIB), em 2012, de 48,75 bilhões de reais. Esse montante representa 3,46% do PIB estadual e 1,11% do nacional. O PIB per capita de R$ 27.626,19 é o sétimo da Macrometrópole.

O complexo industrial da Região Metropolitana de Sorocaba é formado por diversos ramos dos quais emergem o setor automobilístico, o de metalurgia, siderurgia, produção de máquinas e equipamentos, aviões, alumínio, cimento, alimentos, bebidas, artigos eletrônicos, construção civil entre outros. Em Sorocaba, destaca-se, um Parque Tecnológico e a presença de diversas universidades com os campi da Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR e da Universidade paulista - UNESP. Na Agropecuária, a região atua na viticultura, fruticultura, olericultura, produção de hortifrutigranjeiros, milho, soja, entre outras culturas. Há também criadores de gado de corte e de leite. Entre os municípios de menor porte, predominam a produção rural e os atrativos turísticos, estes favorecidos pela natureza local ou por atrativos criados para tal fim, como um grande parque para paraquedismo, o maior conservatório de música da América Latina. Ganha relevo turístico, também, a arquitetura e construções tombadas como patrimônio histórico.



Referência:

Nenhum comentário:

Postar um comentário